
União Paulista dos Estudantes Secundaristas
Vila Mariana, São Paulo, SP
180 votos
A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) é uma entidade histórica de representação estudantil que atua na defesa dos direitos da juventude e na construção de uma educação pública, democrática, inclusiva e socialmente referenciada. Ao longo de sua trajetória, a entidade tem desempenhado papel fundamental na organização dos estudantes secundaristas do Estado de São Paulo, promovendo espaços de participação, formação cidadã e mobilização em defesa da escola pública. Entre as principais bandeiras de luta da UPES está a defesa intransigente da organização estudantil por meio dos Grêmios Estudantis. A entidade reconhece os grêmios como instrumentos fundamentais para o exercício da cidadania, do protagonismo juvenil e da gestão democrática das escolas. Nesse sentido, atua permanentemente na divulgação, fortalecimento e efetivação dos direitos garantidos pela Lei Federal nº 7.398/1985, conhecida como Lei do Grêmio Livre, bem como pela Lei Estadual nº 15.667/2015, que incentiva a participação estudantil nas escolas da rede pública paulista. Para a UPES, uma escola verdadeiramente democrática só é possível quando os estudantes participam ativamente das decisões que impactam seu cotidiano escolar. A entidade também desenvolve ações voltadas à promoção dos direitos humanos e da cultura de paz, defendendo uma escola segura, acolhedora e livre de todas as formas de violência. Nesse contexto, destaca-se sua atuação na defesa da vida das mulheres, no enfrentamento ao machismo e à violência de gênero e na construção de ambientes educacionais livres de assédio, discriminação e preconceito. A UPES compreende que a garantia do acesso e da permanência das jovens na escola passa necessariamente pela promoção da igualdade de direitos e pela criação de espaços onde meninas e mulheres possam estudar, participar e se desenvolver com dignidade e segurança. Por meio de atividades de formação, campanhas educativas, encontros estudantis, ações de conscientização e articulação com a comunidade escolar, a UPES busca fortalecer o protagonismo da juventude na transformação da realidade social. Sua atuação contribui para a formação de estudantes críticos, conscientes de seus direitos e preparados para exercer plenamente sua cidadania, fortalecendo os valores democráticos e a participação social dentro e fora das escolas. Dessa forma, a União Paulista dos Estudantes Secundaristas reafirma seu compromisso com a construção de uma educação que valorize a participação estudantil, a igualdade de oportunidades, o respeito à diversidade e a promoção de uma cultura de direitos, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Caravana em Defesa de uma Escola Democrática e Livre do Assédio
Sobre a entidade
Fundada em 1948, a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) é a entidade máxima de representação dos estudantes secundaristas do Estado de São Paulo. Ao longo de nossa história, atuamos na defesa da democracia, dos direitos da juventude e da educação pública de qualidade. Fomos protagonistas na luta pela Lei Federal nº 7.398/1985, a Lei do Grêmio Livre, que garantiu aos estudantes o direito à livre organização por meio dos Grêmios Estudantis. Também participamos dos debates do Plano Estadual de Educação e atuamos pela instalação da CPI da Merenda, contribuindo para a fiscalização dos recursos públicos destinados à educação. Há mais de sete décadas, seguimos fortalecendo os Grêmios Estudantis e o protagonismo juvenil, defendendo uma educação pública, gratuita, democrática, inclusiva e de qualidade para todos e todas.
Justificativa
O projeto surge da necessidade de conscientizar e construir ações práticas de combate ao assédio nas escolas estaduais e ETECs do Estado de São Paulo, alcançando estudantes de 11 cidades. A iniciativa parte da compreensão de que é necessário fortalecer a gestão democrática nas escolas por meio dos Grêmios Estudantis, ampliando seu papel como espaços de representação, participação e transformação da realidade escolar. Também entendemos que os grêmios devem ser protagonistas no enfrentamento ao assédio, à violência contra as mulheres e aos discursos misóginos que têm crescido entre a juventude, especialmente nas mídias digitais. Por isso, a UPES realizará uma caravana com palestras, oficinas e atividades práticas, fortalecendo lideranças estudantis e incentivando a construção de ações permanentes de conscientização e combate à violência nas escolas.
Importância e beneficiários
O projeto tem como objetivo fortalecer o protagonismo estudantil e promover a construção de ambientes escolares mais seguros, democráticos e livres de violência. Por meio de uma caravana que percorrerá 11 cidades do Estado de São Paulo, serão realizadas palestras, oficinas e atividades práticas voltadas à conscientização e ao enfrentamento do assédio, da violência contra as mulheres e dos discursos misóginos que têm impactado a juventude, especialmente nas redes sociais. A importância da iniciativa está na necessidade de ampliar o debate sobre essas questões dentro das escolas, fortalecendo os Grêmios Estudantis como instrumentos de participação democrática, representação estudantil e promoção dos direitos humanos. O projeto busca contribuir para a formação de lideranças jovens capazes de identificar, prevenir e enfrentar situações de violência, além de multiplicar conhecimentos e ações em suas comunidades escolares. Como metas, pretende-se realizar atividades presenciais em 11 municípios paulistas, mobilizar estudantes de escolas estaduais e ETECs, formar lideranças gremistas e construir, junto aos participantes, propostas e ações permanentes de combate ao assédio e promoção da igualdade de gênero. Também será produzido material de apoio para que as atividades tenham continuidade após a realização da caravana. Os beneficiários diretos serão estudantes secundaristas, lideranças gremistas e comunidades escolares das cidades contempladas pelo projeto. Indiretamente, toda a comunidade escolar será beneficiada pela construção de espaços mais acolhedores, participativos e comprometidos com a prevenção da violência e a promoção da cidadania.









