
Vila Yolanda, Osasco, SP
155 votos
NASCENTES VIVAS – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRESERVAÇÃO HÍDRICA
Sobre a entidade
O presente projeto tem por objeto a recuperação, proteção e preservação de quatro nascentes localizadas no Centro de Treinamento do Grêmio Osasco Audax Esporte Clube, aliando intervenções técnicas de engenharia ambiental a ações estruturadas de educação ambiental. A iniciativa se justifica pela necessidade urgente de conservação dos recursos hídricos em áreas urbanizadas, especialmente diante do crescente processo de degradação ambiental decorrente da expansão urbana desordenada e da pressão antrópica sobre áreas de preservação permanente.
Justificativa
O presente projeto tem por objeto a recuperação, proteção e preservação de quatro nascentes localizadas no Centro de Treinamento do Grêmio Osasco Audax Esporte Clube, aliando intervenções técnicas de engenharia ambiental a ações estruturadas de educação ambiental. A iniciativa se justifica pela necessidade urgente de conservação dos recursos hídricos em áreas urbanizadas, especialmente diante do crescente processo de degradação ambiental decorrente da expansão urbana desordenada e da pressão antrópica sobre áreas de preservação permanente. As nascentes constituem bens ambientais de extrema relevância ecológica, sendo responsáveis pela manutenção do ciclo hidrológico, abastecimento de cursos d’água e equilíbrio dos ecossistemas locais. No contexto urbano do município de Osasco, marcado por elevada densidade populacional e escassez de áreas verdes, a preservação desses pontos de afloramento hídrico torna-se ainda mais estratégica, não apenas sob a ótica ambiental, mas também social e educativa.
Importância e beneficiários
De acordo com a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 12.780/2007), Art. 22, o Poder público estadual e municipal incentivará e criará instrumentos que viabilizem “a formação de núcleos de estudos ambientais nas instituições públicas e privadas;”, sendo um dos objetivos fundamentais da Educação Ambiental no Estado de São Paulo o “o incentivo à formação de grupos voltados para as questões socioambientais nas instituições públicas, sociais e privadas”.